terça-feira, 3 de maio de 2011

Olhar e falar e não conquistar

Olhar para o chão é sinal de timidez, de estar dizendo mentiras, de não conseguir encarar a conversa, já diziam alguns psicólogos que conheci.

Se olhamos para alguém nos olhos, intimidamos demais.
Confiamos mais e realmente não conseguimos fugir da verdade.
Se olhamos para uma mulher na rua, o namorado dela vai querer brigar, sendo que ele também olha de vez em quando para outras mulheres na rua. Se ela tem, mas não está presente, faz de conta que o cabelo bagunçou e esbanja aquela aliança enorme na mão feita de metais nobres e uma insegurança de relacionamento sem base maior ainda.
Olhos não tem barreiras e se tivesse como aquelas dos cavalos, talvez assim não se falaria tanto da vida alheia.

Se falamos o que nos vem ao pensamento, é capaz de levarmos um tiro na cabeça, uma facada, uma jura de morte, um tapa, um soco. Simplesmente a maioria dos pensamentos, tem que ser mantida na sua cabeça, o mundo não está preparado, as pessoas nunca estarão preparadas para saberem o que as outras pensam de si e das outras. Você se surpreenderia com cada pessoa que ama e seus pensamentos, hora libertinos, luxuriosos, hora raivosos, assassinos, hora amavéis e pena que estes ultimos são os que mais demoram a virar atitudes em alguns casos.

Olhar, dizer, fazer. Liberdade? É algo mais complexo do que o livre arbítrio de Deus que as igrejas fanáticas te proibem de ter e usufruir.

A liberdade só existirá dentro de nós. Ser livre de manias que fazem mal, de atitudes ruins, de pensamentos que so atrasam. A liberdade é muito maior se cultivada dentro de si.
Poderá estar numa sala de aula, do trabalho, intensamente preso por horas.
Mas dentro de si, estará e és livre, para ir a qualquer lugar, lembrança, pensamento, emoção.

Não olhem para o outro ou outra, com tudo estampado nessa cara lerda. Olhe com toda discrição possível e a verdade nos olhos. Uma presença de espirito boa, firme, é algo que conquista por olhares e poucas palavras. A maioria tenta tantas cantadas, palavras e atitudes bobas. Acaba perdendo chance com quem estava tentando e com todo o resto que conhece aquela pessoa.

Ta tudo meio confuso, mas acho que o pensei sobre isso, ta ai. Há tanto para se dizer, tanto para se fazer e a gente só fica, pensando...

2 comentários: