segunda-feira, 28 de março de 2011

Declarar ou não declarar, arrisca e para de perguntar...

Para todos aqueles que sempre tiveram receio de declarar seu amor, aqui vai meu comentário sobre. Já havia falado disso em várias postagens, mas acho que nunca foquei realmente no assunto.
Eu mesmo já me apaixonei inúmeras vezes por amigas e levei foras de quase todas elas, o que não quer dizer que você também irá levar.

As pessoas vivem insistindo na Mentira de que namorar com amigos dá errado. Uma pessoa que te faz bem, que te ouve, que cuida de você, que sai, que viaja, que faz tanta coisa e você se sente tão bem ao lado, como poderia dar errado. Bom, dá errado por dois motivos, um forçado e um normal.

O primeiro é que se todo mundo acreditar que vai dar errado, vai dar errado. As meninas em geral tem muito medo de perder uma amizade, porque geralmente são os caras que se apaixonam mais facilmente pela melhor amiga. Mas e quando for a vez delas, será que elas merecem uma chance com o melhor amigo que ela se apaixonou, mesmo depois de ter dado o fora em um outro melhor amigo que só queria fazê-la feliz?

O segundo motivo é que todo relacionamento não está livre de erros, não está livre de dar errado. Somos seres humanos imperfeitos e cheios de defeitos, não é porque é a pessoa que você mais confia que ela não irá te decepcionar um dia, não é porque é o amor mais perfeito que não virá as tempestades. O que tem que ter é dialógo, compreensão e aceitação da forma diferente que o outro se apresenta para nós. Você fará parte do mundo dele e ele do seu e isso pode gerar conflitos, que precisam ser resolvidos, antes que virem tragédias gregas.

Bom, ao meu ver, você que está aí morrendo por dentro a cada dia com um amor escondido, com um sentimento que deveria fazer feliz e te faz sofrer, está na hora, na bendita hora, de se declarar. Não é fazendo faixa e colocando na rua da pessoa, escrevendo no muro, ligando, mensagem ao vivo, carta, por amigos, etc. É hora de ter firmeza e assumir o que você sente, olho no olho, sinceridade e toda a insegurança do mundo.
Arriscar é o que tem que ser feito e mais ainda, Acreditar!

O não você já tem, agora é correr atrás do sim.
Sobre perder a amizade dessa pessoa, garanto que você irá perder amizades por motivos bem bobos aos quais irá ficar se questionando sem entender. Agora declarar um amor não deveria ser motivo para se perder uma amizade e sim para fortalecer a sinceridade e confiança e acabar de vez com as confusões sentimentais que insistimos em passar na adolescência.

Confusões sentimentais são tão normais quanto uma espinha nova de manhã no teu rosto justo naquele dia que tinha que sair com a pessoa que gosta. Confudir amizade com amor é super normal, porque a amizade é uma forma de amar. Então quem ainda está aprendendo como eu a amar, confude mesmo, se balança, fica encucado, não sabe o que fazer e de repente estraga tudo com um " Eu quero ficar com você".

Poxa! Quem gosta não quer só ficar, quer namorar, quer passar tempo ao lado, que cuidar, que ser feliz e uma parte da felicidade está com aquela pessoa que você acabou de estragar tudo dizendo isso. Ainda mais os caras que querem chegar numa garota e declarar, precisam realmente analisar, se isso é só uma confusão sentimental pelo grande sentimento que a amizade está trazendo a tona ou se é algo mais sólido mesmo. Aí em vez de realmente chegar só pra ficar, tem que chegar e demonstrar que não vai acabar a amizade porque vocês vão ficar juntos, não vai mudar se não der certo, bem, claro que vai mudar se não der certo, mas maturidade para isso demora um certo tempo pra acontecer, para não mudar caso termine um namoro com aquela super mega amizade.

O importante é ser sincero e se acaso não der certo, realmente conversar, deixar tudo de boa e seguir, se acabar a culpa não é inteiramente sua e se mudar realmente é porque um dos dois não tem maturidade pra seguir após uma relação.

Precisamos amadurecer em relação a amor e para isso precisamos muitas vezes arriscar. Aquele que nunca se apaixonou por um amigo ou amiga, não sabe o que está perdendo, pode ser uma boa oportunidade. Aquele que já se confundiu e perdeu uma amizade, foi uma lição que a vida deu e que eu já tive várias vezes. Mas percebi que estas amizades que perdi, não eram e ainda não são nem de perto as amizades que quero pra mim no presente momento, são pessoas que ficaram fúteis, cheias de frescuras ou dando valor a coisas materiais e belezas exteriores.

Declare seu amor, sentimento, confusão, mas com uma conversa sincera e não como um pedido de casamento ou pedido pra ficar. Aquele que gosta, escolhe passar um tempo com a pessoa que gosta e não somente um momento, pois este tempo terão vários momentos.

Espero ter ajudado, tá ai um pouco dos comentários que eu poderia fazer sobre o assunto, espero que ajude, espero que dê certo e se não der a culpa não é minha, não é sua, não é da pessoa que você gosta. Simplesmente não era pra ser e talvez perdendo a amizade ou trocando a visão sobre ela, você perceba que ela não é isso tudo que você pensa e ainda mais, se der certo, você perceba o quanto ela é mais especial do que você nunca havia pensado ou notado.

Dedique amor hoje! Declare sentimentos! Arrisque! Ame e se deixe amar!

3 comentários:

  1. é muito complicado , por mais corajoso que se seja falar na cara da pessoa que se gosta o que se sente.
    eu ja assumi faz um tempo, e nao mudou nada, continuamos amigos ou ate melhores amigos do que o que eramos, por isso se a pessoa que gostas for mesmo tua amiga nao vai ser ela saber o que sentes que vai estragar, mesmo que o sentimento nao seja igual vai fortalecer.

    gostei muito do texto e concordo plenamente, xDD

    ResponderExcluir
  2. è confuso este pois os sentimentos tambem são confusos. Ficamos na duvida se realmente amor ou so uma grande amizade que é uma forma de amar.
    NA verdade oq que ocorre é o medo de senão der certo aquela grande amizade acabar.
    MAs acho que uma grande amizade é eterna.
    enfim, são sentimentos confusos e complicados.
    MAs de uma coisa tenho certeza: eu amo meus amigos e procuro os fazer feliz e ser feliz ao lado deles.

    ResponderExcluir
  3. Bem, o seu texto foi um incentivo pra mim. Acho que você tem razão quando disse que se a amizade for verdadeira isso só vai se fortalecer. Vou criar coragem e me declarar, não sei se vai ser hoje ou outro dia, mas voltarei aqui para te dizer se deu certo ou não.
    Obrigado.

    ResponderExcluir